terça-feira, 16 de dezembro de 2014

BIOMA CERRADO - PARTE 3 (SERRA DA BODOQUENA)

SERRA DA BODOQUENA

BIOMA: CERRADO

FOTOS DE Heloisa Carvalho e Luís Carvalho(filho)

MUNICÍPIO
Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho

O Parque situa-se no sudoeste do Pantanal mato-grossense, na bacia hidrográfica do rio Paraguai

CACHOEIRA BOCA DA ONÇA

A Serra da Bodoquena foi considerada, na década de 1990, como uma área prioritária para a conservação do bioma Cerrado e Pantanal. Atualmente o Parque é um dos núcleos da Reserva da Biosfera do Pantanal


O Rio Perdido corta um pedaço da área do parque e é um dos atrativos. As atividades ecoturísticas exploradas na região são as de contemplação, como observação de flora e fauna, além de esportes radicais como rapel, parapente, mergulho em cavernas, bóia cross, rafting e trekking.





























RIO SALOBRA 















O Parque Nacional da Serra da Bodoquena encontra-se em área de superposição de duas Reservas da Biosfera declaradas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO): a do Pantanal e a da Mata Atlântica.


É a maior área contínua de Mata Atlântica no interior do Brasil.Os dois principais rios da área com águas transparentes são Salobra e Perdido.



RIO SALOBRA 



A Serra da Bodoquena possui como cenário de fundo uma formação de montanhas de rochas calcárias que a difere das demais montanhas da região. O Parque ainda possui áreas compostas de campos alagados, cerrados, floresta estacional e o maior trecho de Mata Atlântica do estado.


O clima é tropical úmido e a temperatura média é de 23°C.

O Planalto da Bodoquena apresenta encostas suaves e morros residuais de rochas carbonáticas, mas também porções íngremes e escarpadas. A Serra da Bodoquena e as Morrarias do Urucum-Amolar são as unidades de relevo dos Cinturões Móveis Neoproterozóicos do Brasil Central.


A unidade é caracterizada pelo aspecto residual do relevo em meio às superfícies rebaixadas das longas depressões e pantanais circundantes.







A Serra da Bodoquena compreende um longo divisor entre as depressões dos rios Bonito, Miranda e Apa. Sua extensão é de 200 quilômetros com largura base de 65 quilômetros e altimetria variando de 400 a 650 metros.


O Parque serve de abrigo para ariranhas, lontras, onças-pintadas, onças-pardas, harpias, entre outras espécies sob risco de extinção. A fauna do Pantanal é bastante rica, com o registro de 264 espécies de peixes, 652 de aves, 102 de mamíferos, 177 de répteis e 40 de anfíbios, 1.100 espécies de borboletas.


A fauna é típica do Cerrado, com influências amazônicas. Existe uma alta densidade de muitas espécies de grandes vertebrados brasileiros, não encontrada em outros lugares do continente.














































Entre as aves, a principal espécie ameaçada de extinção é a arara-azul que atinge alto valor no comércio ilícito de animais silvestres.


A pecuária bovina, a caça, e a pesca são atividades conflitantes nesta UC.


 






FONTE PRINCIPAL: http://www.wikiparques.com/wiki/Parque_Nacional_da_Serra_da_Bodoquena



Fontes






Nenhum comentário:

Postar um comentário