terça-feira, 5 de maio de 2015

ÁREAS PROTEGIDAS 9 - DISTRITO FEDERAL 1

O DISTRITO FEDERAL 
E O CERRADO
Fotos de Heloisa Carvalho




O Distrito Federal tem 100% do seu território na área nuclear da região do Cerrado, o segundo maior bioma ao domínio morfoclimático do Brasil e da América do Sul, que ocupa mais de 204 milhões de hectáres do território brasileiro. Nas últimas décadas, apesar das restrições edáficas(relativo ao solo) e hídricas, poucas regiões do mundo tiveram um crescimento econômico como o ocorrido no Centro-Oeste brasileiro.



Nos últimos 50 anos o perfil da região tem mudado radicalmente devido ao espantoso crescimento da produção agrícola, do rebanho bovino, da infra-estrutura, da atiividade industrial, da exploração do subsolo, além do forte contingente populacional.

Registros do PROBIO/MMA, em 2007, revela perda de 40% da sua cobertura vegetal do Bioma Cerrado. No Distrito Federal, só resta 1/3 da cobertura do Cerrado devido a instalação de um processo permanente de degradação ambiental e social que chega a colocar em risco parte significativa das roquezas da região.

O Cerrado é uma das 25 áreas do mundo consideradas críticas para conservação, devido a riqueza biológica e aà alta pressão a que vem sendo submetido. Cobre 25% do território brasileiro e a sua biodiversidade pode ser comparada à Amazônia.


  • 12.000 plantas vasculares
  • 800 espécies de aves
  • grande variedade de peixes e outras formas de vida.
  • 40% das plantas lenhosas e 50% das espécies de abelhas são endêmicas, isto é, só ocorre nas savanas brasileiras.
Devido a tamanha riqueza o Cerrado, ao lado da Mata Atlântica, é considerado um dos hotspots mundias, isto é, um dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta. ( ver hotspot)

No Distrito Federal:

  • 430 espécies de aves
  • cerca de 234 espécies de peixes
  • insetos são numerosos
  • abelhas - 103 gêneros e 550 espécies.
Diante deste quadro, a criação de Unidades de Conservação (UC) torna-se fundamental para preservação deste valoroso bioma. E ainda, tão importante quanto a criação, não só nas UCs e especialmente nas escolas a execução de projetos que sejam ferramentas de Educação Ambiental com o tema Cerrado e a criação de Agenda 21 escolar e local.

FONTE: Unidades de Conservação do Distrito Federal - IBRAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário