terça-feira, 12 de abril de 2016

ESEC-AE Estação Ecológica Águas Emendadas

foto de Heloisa Carvalho
ESTAÇÃO ECOLÓGICA ÁGUAS EMENDADAS

MATÉRIA COM AS EDUCADORAS 
MUNA e IZABEL 

ESTAÇÃO ECOLOGICA ÁGUAS EMENDADAS
Esec-ae
17/04/2015
Heloisa Carvalho

A Estação Ecológica de Águas Emendadas(ESEC-AE) está localizada no Planalto Central Brasileiro, na região administrativa de Planaltina-DF, a uma distância aproximada de 50 km do centro de Brasília e a 5 km do centro de Planaltina. Definida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) como área de proteção integral - Unidade de Conservação (UC) da categoria proteção integral, com visitação controlada e que está sob responsabilidade do Instituto Brasília Ambiental - IBRAM, do Governo do Distrito Federal, tem uma área de 10 mil 547 hectares e é destinada à proteção do ambiente natural, realização de pesquisas básica e aplicada em ecologia e à educação conservacionista. Em 1992 foi declarada pela UNESCO área nuclear da Reserva da Biosfera do Cerrado.

Na ESEC-AE encontra-se representadas várias fitofisionomias regionais, particularmente o cerrado senso stricto, os campos sujo e limpo, as matas de galeria alagáveis e as veredas(Siva Junior, Felfili, 1996). Em uma das aulas ministradas em campo foi trabalhado o estudo da fitofisionomia do cerrado próximo a nascente principal que dá o nome a estação.


Foto de Heloisa Carvalh 
foto de Heloisa Carvalho
Sua grande beleza paisagística deste patrimônio biológico único, um verdadeiro laboratório vivo! De grande responsabilidade nacional. Com sua vista aérea de formato que lembra uma folha, apresenta uma vereda com aproximadamente 10 km de extensão, fornece água para córregos de duas bacias distintas: o Brejinho, da Bacia do São Bartolomeu (Platina) e o Vereda Grande, da Bacia do Maranhão (Amazônica). A menos de 5 km dessa vereda   encontra-se as nascentes de córregos da sub-bacia do rio Preto (São Francisco). A vereda sucede de uma longa mata alagada no inicio de formação do córrego Vereda Grande que é estreito, de água clara e forte correnteza, mas não forma quedas (Fonseca, Robeira e Sousa-Silva, 2001). 

A sede da Estação Ecológica fica cerca 6 km após a entrada de Planaltina. Além da sede, é possível acessar o Centro de Informação Ambiental, situado na área menor da Estação, onde se localiza a Lagoa Bonita cujo acesso se dá pela estrada lateral ao condomínio Mestre D’Armas, local onde acontece as atividades de educação ambiental - que se apresenta com auto-massagem, orientação do sol, dança circular e por fim trilha ecológica explicativa, 100% transdisciplinar - de tamanha eficiência, capaz de transformar vidas. Muda-se o modo de ver o cerrado.

O Blog Cerrado, TE QUERO BEM, de autoria e manutenção da professora  e educadora ambiental Heloisa Helena Carvalho e seu parceiro, o  Blog Ecopedagogia de Luciana Ribeiro têm a honra de divulgar um pouco mais do trabalho realizado pelas educadoras ambientais Muna Ahmad Yousef e Maria Izabel Silva Magalhães e agora com o apoio da estagiária Roberta Barros, estudante de gestão ambiental na Universidade de Brasília - UNB.

O Projeto Cerrado Com Vida, tem visitado a ESEC-AE a dois anos, levando professores de Taguatinga para conhecerem o local e assim multiplicar para seus alunos que se encontram um pouco distantes e estes subsequentes multiplicadores. As escolas de Taguatinga que visitaram a estação sob auxílio do Projeto Cerrado Com Vida foram: CEF 09 de Taguatinga em 2015 e CEF 08 de Taguatinga em 2016.

SEGUE FOTOS DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MINISTRADAS PELAS PROFESSORAS MUNA E IZABEL E ESTAGIÁRIA ROBERTA.








































FOTO FORNECIDA PELO CURSO REEDITOR AMBIENTAL











VISITA A RPPN ChakraGrisu - com Fernando Grisu
http://www.chakragrisu.org/














FOTOS E VÍDEO DE HELOISA CARVALHO



Nenhum comentário:

Postar um comentário