quarta-feira, 5 de julho de 2017

CAMPO LIMPO

CAMPO LIMPO

https://pt.slideshare.net/diegobolano/apres-cerrado-bioloja-presentation


Campo Limpo é um tipo de vegetação predominantemente herbáceo, com raros arbustos e ausência completa de árvores. Pode ser encontrado em diversas posições topográficas, com diferentes variações no grau de umidade, profundidade e fertilidade do solo. Entretanto, é encontrado com mais freqüência nas encostas, nas chapadas, nos olhos d’água, circundando as Veredas e na borda das Matas de Galeria. Pode ocorrer em solos com características variadas de coloração (desde amarelo claro, avermelhada, ao vermelho-escuro), textura (de arenosos a argilosa, ou muito argilosa e bem drenados) e graus variados de permeabilidade (penetração da água), tais como: Neossolos Litólicos, Cambissolos ou em Plintossolos Pétricos. Quando ocorre em áreas planas, relativamente extensas, contíguas aos rios e inundadas periodicamente, também é chamado de Campo de Várzea , Várzea ou Brejo , sendo os solos sujeitos a inundações com extensa camada de matéria orgânica mal decomposta, sobre uma cama acinzentada (gleizada), tais como: Gleissolos, Neossolos Flúvicos, Plintossolos ou Organossolos.

CAMPO LIMPO - FOTO DE HELOISA CARVALHO
ESTAÇÃO ECOLÓGICA ÁGUAS EMENDADAS

O Campo Limpo, assim como o Campo Sujo, também apresenta variações dependentes de particularidades ambientais, determinadas pela umidade do solo e topografia. Na presença de um reservatório subterrâneo de água (lençol freático) profundo ocorre o Campo Limpo Seco, mas se o lençol freático é alto, há o Campo Limpo Úmido, cada qual com sua flora específica. Quando aparecem os murundus (microrrelevos), tem-se o Campo Limpo com Murundus. O Campo Limpo com Murundus é menos freqüente que o Campo Sujo com Murundus.

Diagrama do perfil (1) e da cobertura arbórea (2) de um Campo Limpo representado em uma faixa de 40 m de comprimento e 10 m de largura, onde a porção (a) mostra a vegetação em local mais seco, (b) em local mais úmido e (c) em local mal drenado com murundus.
Ilustração: Wellington Cavalcanti


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
  • https://pt.slideshare.net/diegobolano/apres-cerrado-bioloja-presentation. Acesso em 05/07/2017
  • http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_37_911200585233.html. Acesso em 05/07/2017
  • SANO, S.M.;ALMEIDA, S.P..Cerrado: ambiente e flora.Planaltina: Embrapa, 1998. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário